quarta-feira, 13 de julho de 2011

Festas Juninas

Quem pensa que são festas exclusivamente brasileiras se engana. Elas existem em grande parte da Europa e em outros lugares do mundo e estão relacionadas ao solstício de verão no hemisfério norte. Suas origens são as festas pagãs politeístas da Antiguidade que comemoravam a fertilidade da terra e a boa colheita e ainda a reverência a deusa Juno.

O cristianismo não conseguiu impedir sua realização por isso adaptou a festa incorporando-a ao calendário religioso e associando-a a alguns santos, como Santo Antonio (13 de Junho), São João (24 de Junho) e São Pedro (29 de Junho). Nos tradicionais festejos juninos brasileiros a fartura de comes e bebes se mesclou aos populares pedidos de pretendentes a Santo Antonio e São Pedro (na colônia era necessário aumentar a população e povoar o território e isso só ocorreria com a procriação).

E a festa se modificou ainda mais: recebeu influências portuguesas (é claro), espanholas, holandesas e francesas (a contredanse se transformou na quadrilha). Do solstício de verão da metade norte, passou a ser associada ao solstício de inverno da metade sul do globo. No seu cardápio foram ainda inseridos ingredientes bem brasileiros como o milho, a mandiioca, fubá e o pinhão.

Veja abaixo a quadrilha, ou melho, a contredanse:

Nenhum comentário: